quinta-feira, março 29, 2007

Sentimento Tertuliano


A passagem de um jovem universitário por Coimbra é sem duvida uma das experiências mais marcantes que um ser humano pode viver. Nesta cidade todos os anos entram milhares de miúdos oriundos de todo o país, com as mais diversas origens geográficas, ideologias, crenças e aspirações. Esta heterogeneidade é uma das chaves da formação enquanto estudante e enquanto pessoa. Aqui em Coimbra todos se fazem homens. Muito mais que uma licenciatura o estudante de Coimbra absorve uma série de vivências que apenas esta cidade possibilita. Anos de tradição enraizada transmitem códigos de comportamento, regras de respeito mútuo bem como respeito pelas hierarquias e pela sociedade. A obrigatoriedade de iniciar uma vida independente, assumir as responsabilidades, lidar com os problemas. A vivência com os demais companheiros, todos diferentes, mas no fundo todos irmãos, filhos de um grande pai - o objectivo final do curso, e de uma vida em comum, por vezes mãe carinhosa, por vezes ruim madrasta.
Durante a viagem que a passagem por Coimbra representa, apenas a união, a fraternidade e a confiança mútua asseguram o sucesso. Os laços estreitam-se, as coisas boas unem os jovens estudantes, as coisas más (que se vivem de forma extraordinariamente colectiva em Coimbra) revelam o que cada um tem de melhor, para si, para os outros, e assim nascem os homens.
Sinto-me um privilegiado. Eu estudei em Coimbra! Aos meus irmãos devo tudo. Com vocês aprendi, com vocês eu cresci, parte do que sou devo a vocês, e para o resto da minha vida vos levo guardados. Se a criação da nossa tertúlia serviu para passar este sentimento a uma pessoa que seja, valeu a pena! Quando erguemos a nossa taça bem alto, e brindamos com emoção, é isto que sinto! Em cada brinde, em cada nota entoada do nosso hino, cada abraço que vos dou.

Fernando Alves

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu Caro Tripas, antes de mais muitos parabéns pelo magnifico texto! Ele resume exactamente aquilo que, também, eu sinto quando recordo a nossa bela Coimbra!
Fico ainda mais feliz por este texto ser da tua autoria... logo tu que fazias aqueles apontamentos com mil erros, etc, etc.
Com isto tudo, apenas quero dizer que Coimbra nunca nos deixa...
Saudações Scalabitanas!
Sandra Serrão